Assuntos ligados à carreiras no eSports estão em alta. Mas, afinal, quais as possibilidades dentro desse universo?
Engana-se quem pensa que o eSports envolve somente jogadores profissionais. Pelo contrário, há uma gama de diferentes profissionais que podem atuar na área.
Quer saber mais? Então, prossiga com a leitura e descubra como o cenário de carreiras e eSports têm se desenvolvido nos últimos tempos.
Esportes X eSports
Os esportes e o eSports de forma alguma são excludentes e não funcionam como uma evolução um do outro, ou um próximo passo a trilhar. Ambos são diferentes em sua essência, mas tem diversos fatores que se entrelaçam.
Enquanto os esportes são um dos eventos de confraternização humanos mais antigos que se há recordes, que desde a Grécia Antiga (como nas Antigas Olimpíadas) até tempos atuais há competições esportivas que vibram cenários e movimentam culturas (Como as Olimpíadas ou a Copa do Mundo) (MELO; FORTES, 2010).
Referente aos eSports, eles são baseados em estruturas eletrônicas e nascem a partir de habilidades diferentes das tradicionais. Isso significa que os jogadores profissionais de eSports refinam suas competências em determinados jogos, atingindo níveis que os tornam os melhores do mundo.
Há a ideia que os esportes também usaram de conceitos para sua consolidação, como o heroísmo, a coragem e a grandiosidade dos feitos humanos quando levados ao seu limite (MELO; FORTES, 2010).
Além das habilidades físicas e de esforço humano, podemos destacar a sagacidade, reflexos e inteligência. Para além dessas competências, hoje em dia ainda louva-se o heroísmo e a capacidade técnica que permite que os jogadores façam coisas que vão além do que se é considerado comum .
O que são eSports?
Os eSports são jogos em que se destaca algum tipo de fator competitivo que possa permitir que os resultados sejam comparados para determinar qual é o melhor jogador dentre dois competidores. (FORTIM, 2020; REITMAN et al., 2020)
Assim como no esporte tradicional, há várias modalidades (definidas pelos jogos), formas de competição (competição direta, campeonatos, ranqueamento, comparação de pontos, speedruns) e organizações que financiam e participam destas modalidades.
História dos eSports
Antes de entender melhor o que são eSports, vale se aprofundar um pouco mais na história dessa modalidade.
Primeiros eSports
Os eSports nascem a partir do desenvolvimento cada vez maior da tecnologia que culminou na década de 50 na criação dos chamados jogos eletrônicos. Cerca de 20 anos depois, em outubro de 72, a primeira competição independente de jogos eletrônicos foi realizada: a “Olimpíada Intergaláctica de SpaceWar”. (RIGUEIRAS, 2021)
Na sequência, em 1980, a empresa Atari realizou a primeira competição oficial de jogos eletrônicos, a “Space Invaders Championship”. Depois, em 1990, a Nintendo, uma das maiores gigantes do mercado nesse período, realizou o “Nintendo World Championships”. O evento envolveu uma série de campeonatos nos EUA para selecionar um grupo de jogadores que iria para um campeonato que determinaria o “campeão mundial”. (RIGUEIRAS, 2021)
O que categoriza um eSport?
Um esporte eletrônico é uma competição que envolve a comparação de habilidades em torno de um jogo competitivo, disputado por jogadores em nível profissional. OS esportes eletronicos podem ser jogados em times ou de forma individual.
Atualmente, com o advento da internet, é comum que alguns jogos possuam uma “comunidade competitiva”, ou seja, uma comunidade que se propõe a melhorar e refinar suas habilidades a um nível muito competitivo.
É comum que essas comunidades se organizem de forma a melhorar coletivamente, independente da modalidade que os jogadores pratiquem. Isso porque há diversas maneiras diferentes de compartilhar, organizar e comprovar os dados relacionados às suas habilidades,
Além disso, não é incomum que alguns dos jogadores que pratiquem uma modalidade específica também pratiquem modalidades de jogos semelhantes. Em geral, os jogos são do mesmo gênero ou empresa (como jogadores de MOBA, FPS ou Battle Royales). Essa tendência justifica-se pelo fato de que, muito do conhecimento necessário para melhorar seu desempenho em algum desses jogos é semelhante e reaplicável em outro do mesmo gênero. (REITMAN et al., 2020)
Praticamente qualquer jogo que possa ser competitivo pode ser um eSport. No entanto, determinados jogos que vão alavancar uma maior quantidade de fãs do que outros.
Carreiras nos eSports
Os eSports é uma área expoente para desenvolver novas carreiras, tanto carreiras que são diretamente ligadas à economia criativa, como a de streamers, influenciadores digitais, jogadores profissionais, como outras mais ligadas à economia tradicional, como advogados, contadores, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, administradores etc.
Principais expoentes
Entre os eSports que mais movimentam espectadores ao redor do mundo, podemos destacar especialmente alguns jogos que ocupam esses papéis. Os jogos Valorant (FPS em computador), Mobile Legends (MOBA em celular), Counter-Strike (FPS em computador), Defense of the Ancients ou DOTA (MOBA em computador) e League of Legends (MOBA em computador) e Free Fire (Battle Royale em celular). (ABREU, 2021)
Além destes eSports podemos destacar algumas outras competições como por exemplo a Evolution Championship Séries: EVO. Esse evento reúne, principalmente, os jogos do gênero Luta e o Games Done Quick, uma competição que reúne jogadores que terminam os jogos em tempo recorde, este último para angariar fundos para caridade. (EVO, 2022; GDQ, 2022)
Podemos destacar alguns jogos particulares que possuem uma comunidade competitiva bastante ativa, como o jogo FIFA (futebol, multiplataforma), possuindo uma comunidade brasileira muito ativa, os jogos Overwatch (FPS, multiplataforma) e Call of Duty (FPS, multiplataforma). Esse último, recebeu constantes aportes de sua empresa para o fortalecimento de uma comunidade competitiva mais centrada. Também não podemos deixar de mencionar o jogo Fortnite, que possui uma forte comunidade competitiva, com torneios acontecendo frequentemente.
Carreiras nos eSports
Podemos destacar que muitas das carreiras no eSports funcionam de modo a permitir que o jogador profissional tenha toda a sua própria rede de apoio. Isso significa o estabelecimento de uma estrutura bem localizada e preparada que contribui para que o jogador possa performar em seu limite e demonstre todo o seu potencial.
Nesse sentido, o “jogar” se confunde muito mais com o “treinar”. Embora possa ser algo ainda prazeroso para o indivíduo, vale ressaltar que toma uma carga muito diferente. Aqui, é importante saber o quê, quando e como treinar, o que implica na participação de múltiplos profissionais.(FORTIM, 2020)
Nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos geralmente cuidam da parte física e mental dos pró-players. Já o manager, ajuda a organizar os treinos e inserir a organização dentro da comunidade de eSports. Ainda, há o coach que funciona como um treinador clássico, geralmente estudando o jogo e passando as informações para os jogadores.
Advogados podem ajudar a organização com qualquer questão legal, incluindo com questões trabalhistas entre os jogadores (que podem ser amparados pela Lei Pelé). Paralelamente, há também a atuação de uma administração da organização cuja função pode envolver achar casas para o treino presencial, ajudar com questões burocráticas ou administrar o negócio como um todo.
Ainda podemos destacar a existência dos social medias, sejam indivíduos contratados para a organização e alimentação das mídias socais dos jogadores e da organização, sejam influenciadores, produtores de conteúdo digital, embaixadores de marcas ou streamers. Estes últimos, de forma generalizada, ampliam o potencial da marca da organização e permitem que ela continue relevante na internet.
Homo Ludens e os eSports
A velocidade com que ocorrem inovações e mudanças em eSports exige que se conheça sobre o assunto e mantenha-se atualizado sobre o tema; pensando nisso a HOMO LUDENS elaborou uma cartilha voltada para auxiliar pais e responsáveis em aspectos fundamentais sobre games e sobre como crianças e adolescentes podem se relacionar com esse sonho.
Nós ainda produzimos constantemente trabalhos de cursos para ajudar você a ficar por dentro do mundo dos eSports, é o Psicologia e Carreira em eSports e o E-Sports: a Nova Arena dos Negócios – FIA!
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ABREU, V. DE. Veja quais foram os torneios de esports mais assistidos de 2021. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2021/12/veja-quais-foram-os-torneios-de-esports-mais-assistidos-de-2021-esports.ghtml>. Acesso em: 28 out. 2022.
EVO. WHAT IS EVO 2022? Disponível em: <https://www.evo.gg/faq/#what-is-evo-2022>. Acesso em: 28 out. 2022.
FORTIM, I. Esportes Eletrônicos (eSports). Em: FORTIM, I. (Ed.). O que as famílias precisam saber sobre games? Um guia para cuidadores de crianças e adolescentes. 1. ed. São Paulo: Homo Ludens, 2020. v. 1.
GDQ. What is Games Done Quick? Disponível em: <https://gamesdonequick.com/>. Acesso em: 28 out. 2022.
MELO, V. A. DE; FORTES, R. História do esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras: Revista de História, v. 12, n. 22, p. 11–35, 2010.
REITMAN, J. G. et al. Esports Research: A Literature Review. Games and Culture, v. 15, n. 1, p. 32–50, 15 jan. 2020.
RIGUEIRAS, S. Você conhece a História dos eSports? Disponível em: <https://www.pichauarena.com.br/csgo/voce-conhece-a-historia-dos-esports/>. Acesso em: 28 out. 2022.