A proposta deste curso é analisar as principais preocupações com relação ao uso de mídias interativas pelos adolescentes… São explorados os efeitos das mídias interativas, tais como redes sociais (Instagram, Whatsapp, Tinder, TikTok) e jogos digitais no convívio social (socialização) , nas configurações de subjetividade, na educação (relação com a informação; modificação da comunicação entre professor e e aluno); no entretenimento e na cultura (streaming de vídeos, jogos digitais, influenciadores digitais), na política ( desinformação,), na saúde e na saúde mental (dependência, uso excessivo).
Clique aqui se inscrever no curso “Adolescência: Saúde Mental e Mídias Interativas” no site da PUC-SP
Objetivos
- O curso visa fornecer as informações e fundamentos necessários para a reflexão sobre os efeitos gerados pelas mídias interativas na adolescência
- Proporcionar reflexão para compreender o uso saudável e criativo das mídias interativas, bem como seus principais pontos de atenção.
- Proporcionar aprendizado sobre como avaliar, intervir e orientar adolescentes e famílias que façam uso de mídias interativas
Diferenciais
Curso que aborda tanto aspectos positivos como negativos nas mídias interativas.
COORDENADORAS:
Profa. Dra. Ivelise Fortim de Campos
Co-fundadora e sócia da Homo Ludens Inovação e Conhecimento. Doutora em Psicologia Clínica, mestre em Ciências Sociais e graduada em Psicologia (PUC-SP). Especialista em abordagem junguiana (PUC-SP) e em Orientação Profissional (Sedes Sapientiae). Atua como coordenadora do Janus – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação da PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia e TIC, e no desenvolvimento de conteúdo para Internet. Atende adultos em consultório particular na abordagem junguiana. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Psicologia e em Tecnologia em Jogos Digitais (PUC-SP). Saiba Mais
Profa. Dra. Maria Thereza de Alencar Lima
Psicóloga e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em pareceria CAPES com o Institut des Sciences de la Famille, em Lyon/FR. Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em pesquisa, nos temas: famílias contemporâneas, parentalidade e relações proximais em todo ciclo vital.