Um novo Aliado! O papel dos jogos educativos

11 de novembro de 2022 | Blog | 0 Comentários

Os jogos são, para os jovens no geral, parte intrínseca de sua cultura. Não somente é um sonho comum eles quererem ser influenciadores digitais que trabalham com jogos ou jogadores profissionais (como pode ser visto aqui.) como eles conseguem se encontrar com facilidade na cultura digitalizada (DAMASCENO, 2021).

Muitas vezes, os jogos educativos não tendem a ser a escolha preferencial da maioria das crianças e adolescentes ao escolher um jogo para se divertir. Mas não é raro de perceber que quando um jogo é sugerido em sala de aula essas mesmas populações tendem a relaxar e curtir muito mais o período de aprendizado do que sem os jogos.

Competir com jogos de entretenimento é difícil, mas é bom que eles não ocupam o mesmo espaço no mercado. Os jogos educativos estão ganhando esse espaço próprio, especialmente entre instituições de ensino, por conta de vantagens que apresentam para o público quanto ao desenvolvimento de habilidades e possibilidades para o futuro.

Mesmo que haja um receio de adentrar às possibilidades de jogos educativos, vale a pena conhecer as possibilidades que estes jogos podem entregar!

Jogos de entretenimento

Há a ideia geral de que os jogos são “apenas” representações lúdicas com o intuito da diversão. É comum que preconceito com relação a isso, sobretudo sob uma cobrança de produtividade da nossa sociedade. O jogo visto como perda de tempo, perda de outros tipos de  atividade, ou sendo relacionado a hábitos negativos (como dependência, sedentarismo, isolamento social etc.).

Essa percepção ainda ocorre com frequência, conforme nós comentamos um pouco em outro texto (que você pode ler aqui!) .  Os jogos são parte de nossa cultura, quiçá de nossa essência! Não à toa que Huizinga, na década de 70, relatava que  somos Homo Ludens, homens naturalmente brincantes.

Quando pensamos no âmbito da educação podemos dar um passo além. Os jogos educativos não somente são uma forma de se passar conteúdos, mas também é algo muito eficiente e divertida para realizar uma construção conjunta de cohecimeno.

O que são jogos sérios e educativos ?

Jogar pode ser coisa séria, mas não somente do ponto de vista de querer ser o melhor como os jogadores profissionais, mas também quando observamos os jogos sérios.

Os Jogos Sérios

Os jogos sérios são jogos que são pensados cuidadosamente para possuir um conteúdo educacional ou de treinamento atrelado. Não necessariamente eles são jogos que não divertem (inclusive é muito importante que essa parte não seja ignorada!), apenas que são pensados com objetivos específicos em mente, tais como o desenvolvimento de alguma habilidade, algum treinamento, ou a construção e transferência de conteúdos didáticos. (ENGSTRÖM; BACKLUND, 2021; SILVA et al., 2021)

Silva et al. (2021) demonstra que a criação conjunta com o 9º ano do ensino fundamental de um jogo de tabuleiro para o ensino e a conscientização de do Vírus Zika provou-se um sucesso, conseguindo não somente ensinar aos adolescentes sobre o vírus, como também possibilitou a criação em conjunta de um jogo que fosse divertido para eles.

Ou seja, desenvolveram um conjunto de habilidades sobre como o vírus, podendo proteger sua comunidade e família em relação à proliferação do vírus, ao mesmo tempo que puderam se divertir e aprender técnicas de design de jogos.

Com a evolução da tecnologia, é possível unir os jogos educativos à novas abordagens de ensino que facilitam o entendimento das matérias escolares, além de desenvolver habilidades como disciplina e raciocínio lógico.

Todo jogo pode ser educativo?

Bem, quando consideramos que há jogos específicos para o ensino de algumas habilidades ou de conceitos podemos considerar que nem todo jogo possui o potencial para ser educativo. Aliás, cabe ao educador definir qual objetivo educativo está em voga para a partir disso definir qual jogo será utilizado.

Entretanto vale ressaltar que cada jogo pode fornecer uma experiência subjetiva para o jogador e a partir disso ensinar coisas ao jogador que podem ser aplicadas na vida real.

Madigan (2020) demonstra em seu artigo que pôde adquirir habilidades de resiliência e perseverança ao se manter engajado em um jogo (Dark Souls III, Bandai Namco, 2016), valores estes que ele pode repassar à sua filha, ou então como a possibilidade de testar múltiplas estratégias de caça no jogo Horizon Zero Dawn o ajudou a formular melhor as formas de incentivar a experimentação de habilidades e de metodologias, tanto para si como com seus familiares.

Sobre Jogos Educativos

Agora falando especificamente sobre jogos educativos vale ressaltar que há duas direções principais sobre seu trabalho, a criação de jogos educativos diretamente (ENGSTRÖM; BACKLUND, 2021) ou a utilização de jogos de entretenimento com o objetivo educativo, controlando variáveis no jogo e usando ele como base para a construção de uma “sessão séria” (KENNY; GUNTER, 2007)

Entre alguns jogos educativos famosos podemos ressaltar jogos como os jogos da empresa Learny Land, Lumino City, Minecraft (Com destaque para a plataforma brasileira de aulas online gratuitas CraftSapiens), jogos de geografia Horus International etc.

Benefícios de jogos educativos

Ao analisarmos os benefícios e a importância dos jogos educativos podemos ressaltar o desenvolvimento de uma série de habilidades como: habilidades analíticas e espaciais, habilidades estratégicas e insights, capacidades de aprendizado e memória, habilidades psicomotoras, atenção seletiva visual, etc. (SUSI; JOHANNESSON; BACKLUND, 2007).

Podemos ressaltar que o jogo se torna um poderoso aliado para o ensino por se tratar de um ambiente significativo para o aprendiz (SUSI; JOHANNESSON; BACKLUND, 2007), tal forma de ensino também se alia ao já retratado por Freire (2011), onde é importante utilizarmos de habilidades já desenvolvidas ou de ambientes significativos para o ensino dos aprendizes.

Entre outros benefícios importantes podemos ressaltar a possibilidade de interação social e participação dos alunos, possibilidade e aumento de criatividade e autonomia, fortalecimento de disciplina e perseverança em relação a alguns jogos, desenvolvimento de criatividade (especialmente em jogos que fomentem isso, como o já citado Minecraft), melhora no engajamento dos aprendizes, curiosidade, motivação etc.

Para além de todos estes benefícios, algo que podemos ressaltar com absoluta certeza é que os jogos auxiliam no bem-estar do indivíduo (REER; QUANDT, 2020), e aprender com bem-estar é um grande facilitador dentro do ensino de quaisquer conteúdo.

Parceria de games com educação

Os jogos educativos estão transformando o ambiente pedagógico, permitindo instigar e atrair mais os alunos, enquanto foca no ensino de novos conteúdos de maneira mais criativa e dinâmica.

No entanto, para implementá-los corretamente, é essencial desenvolver um elo sadio entre os games e a educação, com o devido preparo dos envolvidos.

Para isso, considere uma consultoria para apoiá-lo. Nós da Homo Ludens trabalhamos com diversos serviços de consultoria, pesquisa e cursos de economia criativa e digital, especialmente para a indústria de jogos.

Assim, você poderá oferecer palestras e treinamentos adequados para obter os melhores resultados dentro da sala de aula com os seus alunos.

Fale com um especialista Homo Ludens e faça parte dessa inovação educacional!

Referências Bibliográficas

DAMASCENO, E. Bye, futebol! 96% dos jovens de comunidades querem ser jogadores de Free Fire. Disponível em: <https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2021/10/07/free-fire-96-dos-jovens-de-comunidades-sonham-virar-jogador-profissional.htm>. Acesso em: 15 out. 2022.

ENGSTRÖM, H.; BACKLUND, P. Serious games design knowledge – Experiences from a decade (+) of serious games development. EAI Endorsed Transactions on Game-Based Learning, p. 170008, 27 maio 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 95–101, 2011.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. [s.l.] Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971. v. 4

KENNY, R. F.; GUNTER, G. A. Endogenous fantasy–based serious games: intrinsic motivation and learning. International Journal of Educational and Pedagogical Sciences, v. 1, n. 11, p. 591–596, 2007.

MADIGAN, J. Forever Questing and “Getting Gud”. Em: Video Games and Well-being. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 65–76.

REER, F.; QUANDT, T. Digital Games and Well-Being: An Overview. Em: Video Games and Well-being. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 1–21.

SILVA, I. R. DA et al. “ Um jogo zika”: análise multidisciplinar de um jogo educativo. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 5, p. 118–131, 2021.

SUSI, T.; JOHANNESSON, M.; BACKLUND, P. Serious games: An overview. 2007.

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